sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conheça o jornalista que dará a volta ao mundo de bicicleta

Ele já foi repórter em cinco grandes emissoras, já teve uma loja de equipamentos de filmagem e agora, aos 51 anos, se prepara para dar a volta ao mundo de bicicleta. O paulistano Elcio Thenorio resolveu que, após anos de dedicação profissional, chegou a hora de aproveitar a vida por outro ângulo e fundou o projeto Rodas Livres, no qual ele pretende percorrer os quatro cantos do Planeta adquirindo experiência de vida e relatando novidades sobre sustentabilidade e ecologia.

Com partida marcada para o próximo dia 03 de setembro, do Marco Zero da Praça da Sé, em São Paulo, o projeto pretende percorrer em cinco anos 90 mil quilômetros em 80 países nos cinco continentes. Antes de colocar o pé na estrada, Elcio conversou com o Terra e contou mais detalhes sobre o projeto Rodas Livres.

Terra - Quando surgiu essa ideia de dar a volta ao mundo de bicicleta?
Elcio Thenorio - Eu tive essa ideia há mais ou menos seis meses. Após vender a minha locadora de câmeras, eu comecei a procurar outras coisas para fazer, mas nada me agradava. Após pensar muito, resolvi que queria jogar tudo para o alto. Pesquisando na internet, ouvi falar de uma pessoa que havia feito isso e a ideia me agradou.

Terra - E a temática ambiental, como entrou no projeto Rodas Livres?
Elcio - Quando a gente tem uma ideia maluca como essa é preciso de patrocínio e eu pensei em algo que aventureiros não fazem. Geralmente eles optam por palestras virtuais e eu escolhi fazer reportagens para o meu site com temas ecológicos, apontando soluções ambientais bem-sucedidas nos países visitados.

Terra - Como você se preparou?
Elcio - Eu frequentei palestras, encontrei com pessoas que já tiveram experiências parecidas e pesquisei muito na intenet. Eu me baseio muito no fato de pessoas já terem feito isso e, se eles fizeram, eu também consigo. Sem dúvida, terei um choque inicial por largar o conforto do lar e desbravar o mundo, mas acho que acabo superando.

Terra - O que a sua família e seus amigos acham desta ideia?
Elcio - O meu pai já morreu, mas acho que não aprovaria. A minha mãe, infelizmente não pode opinar por estar internada com Alzheimer, mas meus irmãos aprovam e meus amigos se dividem. Alguns acham uma loucura, principalmente pelo gasto que terei, que calculo que seja por volta dos R$ 100 mil em cinco anos.

O projeto
O Rodas Livres está dividido em cinco etapas. Na primeira, denominada Giro das Américas, Elcio irá até Assunção, Buenos Aires, Santiago e, seguindo para o norte, percorrerá boa parte do continente até chegar a Los Angeles, nos Estados Unidos. Em seguida, o jornalista percorrerá os seguintes continentes, em ordem: Ásia, Oceania, África e Europa.

Além dos patrocínios e recursos próprios, Élcio tenta captar parte do dinheiro necessário pelo sistema crowdfunding, que é uma nova modalidade de captação de recursos via internet, na qual as pessoas podem fazer as doações para projetos que considerem relevantes. Para colaborar, basta acessar: http://catarse.me/pt/projects/170-projeto-rodas-livres

A intenção do jornalista é, ao final da aventura, produzir três livros: um livro com o relato da viagem, outro com as fotos e um infantil, além de um documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário